CONVIDADOS


ADRIANO EYSEN  
Poeta, contista e crítico literário, é natural de Salvador. Licenciado em Letras Vernáculas pela UEFS, Especialista em Estudos Literários pela UNEB, professor de Literatura Portuguesa e Brasileira da UNEB, Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS, Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC-Minas, com bolsa sanduíche na Universidade Nova de Lisboa, membro efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e do Instituto Geográfico de Lisboa. Coordenou a Especialização em Estudos Literários e Linguística Aplicada ao Ensino (2009 a 2010 –  e o Projeto Verso e Prosa nas Veredas do Sertão (2007 a 2009 e 2014 – ambos na UNEB - Campus XII), organizou, dentro outros eventos, A Festa Literária de Euclides da Cunha/Bahia (2014). Atualmente é Professor Assistente de Literatura Brasileira e Portuguesa da Universidade do Estado da Bahia e coordena o Grupo de Pesquisa A escrita da ausência nas literaturas portuguesa e brasileira (UNEB - Campus XIV). Adriano publicou, dentre outros livros, Imagens do Sertão na poética de Castro Alves (2005/06 – ensaio - UESB), Cicatriz do silêncio (vencedor do concurso de poesia Banco Capital, 2007) e Assombros Solares (2011 – poesia – Via Litterarum). 


AUDEMARO TARANTO GOULART
Possui graduação e licenciatura em Letras Anglo-germânicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1963-1964), Mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (1993). Atualmente, é professor titular nos cursos de graduação e de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Crítica Literária, Literatura e Filosofia e Literatura Comparada.


CID SEIXAS
Professor universitário, escritor e jornalista. Fundou e dirigiu um dos mais qualificados suplementos literários dos anos setenta, o Jornal de Cultura, publicado na Bahia pelos Diários Associados. Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (1976), Mestre em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (1980) e Doutor em Letras (Literatura Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (1990). Atualmente é Professor Titular aposentado da Universidade Federal da Bahia, onde trabalhou ativamente na reestruturação do Mestrado em Letras e no plano inicial de implantação do Doutorado. Exerceu as funções de Chefe e de Vice-Chefe do Departamento de Letras Vernáculas, bem como de Vice-Coordenador da Pós-Graduação. Como consultor, na área de educação, elaborou os currículos de alguns cursos universitários, sendo co-responsável pela implantação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde é Professor Visitante e co-editor de Légua & meia: revista de literatura e diversidade cultural. É ainda coordenador dos cursos de pós-graduação lato sensu do CEDAP em parceria com a Faculdade São Luís de França. 


IDA ALVES
Doutora em Estudos da Poesia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós-Doutorado na PUC-MG, de 03/2005 a 03/2006 (sup. Profa. Dra. Lelia Parreira Duarte). Pós-Doutorado na Université Sorbonne-Nouvelle - Paris III, de 10/2011 a 03/2012 (bolsa CAPES - Estágio Pós-Doutoral - Sup. Prof. Dr. Michel Collot). Desde 1993, Professora do Instituto de Letras (Literatura Portuguesa) da Universidade Federal Fluminense. Vice-Diretora do Instituto de Letras a partir de julho de 2011. Chefe do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas - períodos 2006/ 2008 e 2008/2010. Editora dos Cadernos de Letras da UFF e Coeditora da Revista ABRIL - NEPA UFF. Lidera, com a Profa. Celia Pedrosa, o grupo de pesquisa "Poesia e Contemporaneidade", sediado na UFF. Também lidera o grupo de pesquisa "Estudos de Paisagem nas literaturas de língua Portuguesa", com a Profa. Marcia Manir, da Universidade Federal do Maranhão. Membro de grupo de pesquisa sediado no Real Gabinete Português de Leitura , RJ: "Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras", atuando como Coordenadora de Pesquisa. 


JERÓNIMO PIZARRO
Professor da Universidad de los Andes, Titular da Cátedra Fernando Pessoa, do Instituto Camões na Colômbia, Doutor pelas Universidades de Harvard (2008) e de Lisboa (2006), em Literaturas Hispânicas e Linguística Portuguesa. No âmbito da Edição Crítica das Obras de Fernando Pessoa, publicadas pela INCM, já contribuiu com oito volumes, sendo o último a primeira edição crítica de Livro do Desasocego. Em 2010 a D. Quixote publicou A Biblioteca Particular de Fernando Pessoa, livro que preparou com Patricio Ferrari e Antonio Cardiello, depois dos três coordenarem a digitalização dessa biblioteca com o apoio da Casa Fernando Pessoa:
Em 2011 a Legenda publicou o livro Portuguese Modernisms in Literature and the Visual Arts, co-organizado com Steffen Dix, com quem já tinha co-editado, em 2008, um número especial da revista Portuguese Studies, e em 2007, um livro de ensaios, A Arca de Pessoa. Actualmente, Pizarro é o Coordenador de duas novas séries da Ática (1. Fernando Pessoa | Obras; 2. Fernando Pessoa | Ensaística).


LÉLIA PARREIRA DUARTE
Doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo, com uma tese sobre Augusto Abelaira. Pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Professora Titular (aposentada) de Literatura Portuguesa (UFMG e PUC Minas); orientadora de mais de cem teses de doutorado e dissertações de mestrado. Fundadora dos Centros de Estudos Portugueses da UFMG e da PUC Minas e coordenadora de seus congressos, grupos de estudos e publicações (ex.: 23 números da revista Scripta e 17 Cadernos CESPUC de Pesquisa). Participante em vários congressos nacionais e internacionais e autora de mais de uma centena de ensaios em livros e revistas, no Brasil e no exterior.
Depois de se aposentar, tem-se dedicado à pintura, especialmente sobre temas que ilustram textos de Fernando Pessoa, realizando várias exposições.
Site na internet: "http://www.leliaparreira.com.br" www.leliaparreira.com.br


MÁRCIO RICARDO COELHO MUNIZ
Possui Graduação em Letras, pela Universidade Federal Fluminense (1989); Mestrado em Letras (Literatura Portuguesa), pela Universidade de São Paulo (1997); Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa), pela Universidade de São Paulo (2003), Bacharelado/Graduação em História, pela Universidade Federal da Bahia (2011) e Pós-Doutorado em Letras (Literatura Portuguesa), pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2014). É Professor Adjunto 4 de Literatura Portuguesa da Universidade Federal da Bahia, desde outubro de 2008, atuando na Graduação e na Pós-Graduação Acadêmica e Profissional. Foi, entre 2004 e 2008, Professor Adjunto de Literatura Portuguesa da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde seguiu atuando no Programa de Pós-Graduação em Literatura e Diversidade Cultural, ministrando disciplinas e orientando dissertações de Mestrado até 2012. Foi Professor Colaborador na Curso de Especialização em Literatura e Linguística da Universidade do Estado da Bahia, Campus Euclides da Cunha. Tem experiência na área de Letras, com ênfase na Literatura Portuguesa. Pesquisa e publica nas áreas das Literaturas Quatrocentista e Quinhentista Portuguesas, com estudos sobre a Lírica Trovadoresca Galego-Portuguesa, Prosa Didática da Casa de Avis, Teatro Português do século XVI, em particular a obra do dramaturgo Gil Vicente. Desde 2007, faz parte do Banco de Avaliadores de Curso Superior (Graduação), do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), órgão ligado ao INEP-MEC.


SANDRO ORNELLAS

Doutor em Letras e Linguística (Teorias e Crítica da Cultura e da Literatura) pela Universidade Federal da Bahia (2006) e Pós-doutorado em Literatura Portuguesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: poéticas moderna e contemporânea; processos de subjetivação; crítica da cultura; teoria crítica contemporânea. Sandro é autor de diversos livros de poesia, como Formas de Cair & outros poemas (2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário